Nossa, fiquei arrasada nesta quinta-feira, na aula de Didática. É terrível quando você constata que não sabe de algo ou como fazer algo!
O assunto era planejamento, até a parte teórica estava tudo beleza. Mas pra provar que tínhamos entendido as diferenças de planos, a professora lançou o desafio que criássemos um plano de aula e um plano de curso de uma disciplina e série determinadas.
Plano de aula, normal. Mas plano de curso... nunca tinha feito, sabia do que se tratava, mas não tinha noção de por onde começar e foi uma discussão entre o grupo pra decidir que conteúdos colocar, quais retirar, a formulação dos objetivos (que nesse caso é um pouco diferente do plano de aula)... enfim, um caos!
Pedi ajuda, esquentei a cabeça, o grupo ajudou bastante a definir características; mas ainda estava indignada por não saber algo tão prático (era uma guerra pessoal). No fim saiu tudo normal, não ficou excelente como os trabalhos apresentados anteriormente, mas deu pra nos safar.
Contudo, quem disse que eu estava satisfeita? Cheguei em casa e meti a cara em livros e revistas e artigos da internet que me esclarecesse detalhadamente como se fazia isso. Bom, claro que aprendi e agora está tudo mais claro em minha mente. Mas o interessante foram as lições que tirei dessa pequena experiência:
- Ao achar que sabia muitas coisas, aprendi que uma coisa tão pequena pode me tirar o sossego;
- Que teorias não servem de nada se não forem voltadas para prática;
- Admitir que não sei e correr atrás para descobrir é melhor que achar que se conhece todas as coisas.
0 comentários:
Postar um comentário