Post Icon

Voltei!


Bom, vim justificar minha desaparecida!

É pelo mais nobre de todos os motivos: descobri que estou grávida!!!
Foi assim, estava sentindo muita cólica nos dias próximos a minha menstruação vir, entretanto ela não veio na data certa. Primeiramente comecei a ficar empolgada imaginando ser gravidez. Mas fui começando a deixar essa idéia de lado quando as cólicas começaram a aumentar. Mas pra tirar mesmo a dúvida fiz um teste de farmácia e o resultado... Negativo! Fiquei superfeliz, porque essa era a primeira vez em toda a minha vida que não gostaria de estar grávida pois estava muito empolgada com minhas atividades na faculdade e com a carreira promissora que começava a surgir nas minhas espectativas!
Mas os dias se passaram a cólica continuou e os seios doíam muito. Comecei a achar que era alguma doença, mas ainda achava que podia ser gravidez. Um dia enquanto tomava banho gritei: "Vitor!!!", ele foi ao banheiro para ver o que era e eu disse com toda certeza: "Estou grávida!". É porque senti uma sensação nos seios como nunca tinha sentido antes, e minha mãe sempre me disse que sabia que estava grávida pelas sensações nos seios!
Já estava começando a gostar da idéia, afinal de contas o maior sonho da minha vida sempre foi ter filhos!
Quando não agüentei mais as dores nos seios combinei com o Victor de irmos fazer um ultra> pois assim saberíamos exatamente o que era: cisto, mioma, bebê... Então numa sexta-feira, dia 19 de março, fui fazer a ultra. A médica se apresentou, perguntou porque estava fazendo aquele exame, eu expliquei toda a história e quando ela colocou aquele "instrumento de visualização interna" em mim... eu vi uma coisinha lá... bem pequenininha... e ela disse: "Está grávida, tá?"
.....................................................................................................................................................................
Nossa com toda a certeza desse mundo foi o momento mais feliz da minha vida! Comecei a chorar de um lado e Vitor do outro. Ela até disse: "Nossa se eu soubesse que vocês ficariam assim teria dito mais devagar" rsrsrsrsrsrsrsrs. Que nada, foi da maneira mais emocionante que poderia ter sido! Ouvi o coraçãozinho do meu filho(a) batendo e chorei mais um pouco!
Saímos da clínica e procuramos imediatamente um orelhão pra ligarmos pra família. (Essa clínica fica dentro do Shopping Guararapes) E foi uma loucura só, eu de uma lado contando pra minha mãe e chorando, Vitor do outro contando pra mãe dele e chorando também. Quem passava pela gente não entendia nada! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fomos mais que rapidamente comprar a primeira roupinha pra nosso(a) filho(a)!

Foi bastante bacana também na facul. quando contei, todos ficaram felizes e me parabenizaram!
Depois disso passei um tempo mal-humorada e com dores. por isso não tive publicando nada. Fiquei meio desanimada com a facul também, mas espero que seja passageiro!
Estou voltando a publicar minhas pesquisas, meu dia-a-dia, meus trabalhos da facul e agora minhas experiências de gestante!!!
Até

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Post Icon

Muita zoeira e nada de trabalho



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Post Icon

Força estranha - Roberto Carlos



Eu vi um menino correndo
Eu vi o tempo
Brincando ao redor do caminho daquele menino
Eu pus os meus pés no riacho
E acho que nunca os tirei
O sol ainda brilha na estrada
E eu nunca passei
Eu vi a mulher preparando
Outra pessoa
O tempo parou pra eu olhar para aquela barriga
A vida é amiga da arte
É a parte que o sol me ensinou
O sol que atravessa essa estrada
Que nunca passou

Por isso uma força me leva a cantar
Por isso essa força estranha no ar
Por isso é que eu canto, não posso parar
Por isso essa voz tamanha

Eu vi muitos cabelos brancos
Na fronte do artista
O tempo não pára, e no entanto ele nunca envelhece
Aquele que conhece o jogo
Do fogo das coisas que são
É o sol, é o tempo, é a estrada
É o pé e é o chão

Eu vi muitos homens brigando
Ouvi seus gritos
Estive no fundo de cada vontade encoberta
E a coisa mais certa de todas as coisas
Não vale um caminho sob o sol
É o sol sobre a estrada
É o sol sobre a estrada, é o sol

Por isso a força me leva a cantar
Por isso essa força estranha no ar
Por isso é que eu canto, não posso parar
Por isso essa voz, essa voz tamanha

Por isso uma força me leva a cantar
Por isso essa força estranha no ar
Por isso é que eu canto, não posso parar
Por isso essa voz tamanha

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Post Icon

Lições do dia-a-dia

Nossa, fiquei arrasada nesta quinta-feira, na aula de Didática. É terrível quando você constata que não sabe de algo ou como fazer algo!

O assunto era planejamento, até a parte teórica estava tudo beleza. Mas pra provar que tínhamos entendido as diferenças de planos, a professora lançou o desafio que criássemos um plano de aula e um plano de curso de uma disciplina e série determinadas.
Plano de aula, normal. Mas plano de curso... nunca tinha feito, sabia do que se tratava, mas não tinha noção de por onde começar e foi uma discussão entre o grupo pra decidir que conteúdos colocar, quais retirar, a formulação dos objetivos (que nesse caso é um pouco diferente do plano de aula)... enfim, um caos!
Pedi ajuda, esquentei a cabeça, o grupo ajudou bastante a definir características; mas ainda estava indignada por não saber algo tão prático (era uma guerra pessoal). No fim saiu tudo normal, não ficou excelente como os trabalhos apresentados anteriormente, mas deu pra nos safar.
Contudo, quem disse que eu estava satisfeita? Cheguei em casa e meti a cara em livros e revistas e artigos da internet que me esclarecesse detalhadamente como se fazia isso. Bom, claro que aprendi e agora está tudo mais claro em minha mente. Mas o interessante foram as lições que tirei dessa pequena experiência:
  • Ao achar que sabia muitas coisas, aprendi que uma coisa tão pequena pode me tirar o sossego;
  • Que teorias não servem de nada se não forem voltadas para prática;
  • Admitir que não sei e correr atrás para descobrir é melhor que achar que se conhece todas as coisas.
Tomara que sirva de lição pra outras pessoas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Post Icon

John Lennon




"Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Post Icon

Rubem Alves


"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Post Icon

Coletânia

Começo a postar diversos textos que venho acumulando ao longo da minha carreira, com objetivo de torná-los virtual e poder jogar infinitas folhas de papel fora.

Em muitos deles não será possível identificar o autor, pois muitos trabalhos e textos dados para leitura eram trechos de livros onde não ficou especificado a autoria.
Em todos eles explicitarei a falta de referência. Jamais me apropriaria de algo que não é meu por direito. Embora não fosse esse o jeito mais correto de publicar textos, acho que o objetivo é dividir meu acervo.
Quem souber e puder comprovar a autoria desses textos mande-me e-mail ou deixe um comentário.
Grata. Boa leitura!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Post Icon

Rubem Alves

Ontem Na Faculdade, eu e algumas colegas conversávamos sobre avaliação no mais triste sentido da palavra. Claro que acabamos caindo no discurso contra os vestibulares, de como eles não avaliam realmente o que sabemos e como ele é eliminatório. Algumas meninas relataram suas experiências negativas com provas. E eu também sempre me sinto um tanto mal ao fazer provas, me sinto avaliada. É uma sensação ruim q poderia ser substituída por muitos outros tipos de avaliação mais saudáveis e que não avaliasse nosso estado emocional ao fazer provas e sim quais nossas habilidade adquiridas!!!

Achei muito pertinente postar esse texto do meu amado Rubem Alves. Concordo com ele em número, gênero e grau! Tb admito q ainda assim teríamos falhas, mas seria bem menos discriminatório e bem mais democrático.

O fim dos vestibulares

Era o meu penúltimo dia como professor visitante nos Estados Unidos. Os alunos começaram a vir ao meu escritório para se despedirem. Entrou uma jovem, longos cabelos ruivos, sardas. Olhou para mim, sorriu e disse: “ Na na noite passada sonhei com você. Sonhei que você era um palhaço...” Ela sorria. Sua voz tinha música. Era um carinho.

Perguntado sobre o seu nome o Demônio respondeu a Jesus: “ Meu nome é Legião, porque somos muitos”, afirmação que é confirmada pela psicanálise. A moça estava certa. No meu caso, dentre a Legião que mora no meu corpo, um deles é um palhaço brincalhão. Sua companhia já me causou embaraço. Não me causa mais. Ao contrário, me dá um delicioso sentimento de leveza. Além disso, descobri que ele era e é frequentador de alguns dos pensadores que mais admiro. Nietzsche, que dizia que a verdade, para ser verdade, tem de ser acompanhada por um riso. Kolakowski, que escreveu um lindo ensaio entitulado “ O sacerdote e o bufão”. Octávio Paz, que afirma ser missão do intelectual fazer rir pelos seus pensamentos e fazer pensar por suas piadas.

O problema está em que, normalmente, as pessoas não se dão conta de que o riso é virtude filosófica. “Ridendo dicere severum”, afirmava Nietzsche: rindo, dizer as coisas sérias. Talvez em virtude de feitiços teológicos - no livro do Humbero Ecco, O nome da rosa , o irmão Pedro amaldiçoava o riso como coisa demoníaca - fomos levados a ligar o riso à leviandade e à falta de seriedade. Assim, estou sempre correndo o risco de ver as coisas que digo com a seriedade do riso serem ignoradas como nada mais que uma brincadeira.

É o caso da minha velha proposta para a solução da monstruosidade dos vestibulares, a meu ver uma das maiores pragas da educação brasileira. Os vestibulares são escorpiões com ferrões na cabeça e no rabo. Na cabeça, o ferrão pica para frente, aqueles que estão tentando entrar na universidade. No rabo, ele pica para trás: as crianças e os adolescentes: escolas boas são as que os preparam os vestibulares. E assim, os ditos exames, que são elaborados apenas como guilhotina para degolar os menos espertos que querem entrar, se estabelecem como camisas-de-força para o pensamento dos que estão apenas começando: são elevados à condição de norma mal-dita para o ensino de primeiro e segundo graus. A maior importância dos vestibulares está precisamente nisso: as deformações que eles impõem sobre a educação que os antecede.

Os vestibulares podem ser melhorados. Qualquer melhoria, entretanto, não compensa os estragos que fazem. Ao invés de serem melhorados, proponho que sejam abolidos. Como é que podem ser abolidos? Fala-se em adotar o modelo americano: a seleção se faria pelos currículos escolares. Essa solução é muito pior que os atuais vestibulares. Ela criaria uma “liga” de escolas de elite, caminho indispensável para a entrada nas universidades, tal como acontece nos USA, aumentando assim as vantagens dos ricos sobre os pobres.

Fala então o bufão, lembrando os leitores de que, por absurda que possa parecer, a sua proposta é coisa séria.

Proponho que o vestibular seja substituido por um sorteio. Todos os que concluirem o segundo grau poderão entrar no sorteio. Vantagens:

1. Os pobres poderiam ter esperanças de entrar na universidade. Nenhuma outra solução é tão democrática quanto esta.

2. Os cursinhos seriam automaticamente fechados. O dinheiro que neles gastam as classes média e rica seriam economizados.

3. O ensino do primeiro e do segundo graus ficaria livre da camisa-de-força que os vestibulares lhes impõe. As propostas educacionais teriam de ser avaliadas, então, pelo seu valor cultural, como educação, e não por sua capacidade para ensinar técnicas para passar nos vestibulares.

4. As classes médias e ricas, liberadas dos gastos com os cursinhos, e diante do fato de que seus filhos não são sorteados, teriam à sua disposição recursos financeiro substanciais que poderiam ser investidos na criação de excelentes universidades particulares, à semelhança do que ocorre nos Estados Unidos. Os pobres teriam mais chances de acesso à educação univeristária pública gratuita e os ricos poderiam criar suas próprias instituições de ensino superior, sem que o governo tivesse de lançar mão de seus recursos.

Objeção: o sorteio permitiria o acesso às universidades de qualquer estudante, mesmo aqueles que estudaram nas piores escolas e tiraram as piores notas, contribuindo assim para piorar o nível já baixíssimo da nossa educação.

Contestação: esse perigo seria evitado por um exame nacional, ao final do segundo grau, que teria por objetivo determinar aqueles que cumpriram as exigências mínimas de conhecimento estabelecidas pela lei. Um exame não classificatório, que teria apenas duas notas: aprovado, reprovado. Os aprovados todos poderiam entrar no sorteio. Esse exame, por sua vez, se constituiria num instrumento para que o Ministério da Educação avaliasse o desempenho das escolas.

A proposta tem defeitos e injustiças - infinitamente menores que aqueles dos vestibulares.

Acho que o pallhaço merece, pelo menos, ser ouvido e ser levado em consideração...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS